Quantidade de bebida aproximada para um evento de 4 horas

600 ml de refrigerante por pessoa

800 ml de cerveja por pessoa

200 ml de água por pessoa

Vinho ou espumante se não houver cerveja – calcule ½ garrafa por pessoa

Vinho ou espumante se houver cerveja – calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas – diminua a cerveja para 600 ml

Whisky – 1 garrafa para cada 50 pessoas

Coquetel de frutas – 4 litros para 50 pessoas

Atenção: as quantidades acima são quantidades padrão – antes de calcular as quantidades de qualquer item servido em um evento, analise seu público e o ambiente – por exemplo, homens e adolescentes costumam beber mais álcool; no calor do verão em ambiente sem climatização é necessário uma quantidade maior de água e refrigerantes; etc.

Copos

O ideal é ter de 2 a 3 copos de vidro por pessoa no total – divididos pelos vários tipos necessários (tulipas, água/refrigerante, flutes, etc).

Para descartáveis calcule aproximadamente 5 copos por pessoa.

Cerveja – lata ou garrafa

Particularmente gosto de latas – não costumo trabalhar com garrafas, mas é uma escolha pessoal.

Vantagens da lata: não quebram(mas cuidado que furam), gelam com rapidez, são mais leves(mais fáceis de transportar), ocupam menos espaço

Vantagens da garrafa – são mais baratas, alguns fornecedores aceitam devolução caso não sejam consumidas

O que servir

O básico

O serviço de bebidas básico deve incluir refrigerantes(comum e diet), água mineral e cerveja (caso não haja impedimentos para álcool).

Se possível inclua algum suco ou mate, muitas pessoas hoje em dia não bebem refrigerantes.

Não se esqueça da água! É muito chato ir a um evento que não tenha água! Eu que não bebo refrigerantes sempre sofro com isso…

Festas infantis

Já me perguntaram algumas vezes se festa infantil tem que ter cerveja. E eu pergunto de volta – a festa é para as crianças ou para os adultos? Não acho mal educado não servir alcoólico em festas infantis, já que o foco do evento são as crianças.

Festas sem álcool por motivo religioso

É interessante servir uma variedade de coquetéis sem álcool, sucos, mate, etc. para sair da monotonia. Aumente a quantidade de refrigerantes.

Mesa de frios

Muitos clientes me perguntam se devem servir somente vinho. Eu particularmente acho que não é o caso, principalmente no Rio de Janeiro, onde faz calor e a maioria das pessoas gostam mesmo é de uma cerveja bem gelada. Mesa de frios não é um queijos e vinhos e ela já está tão popular hoje em dia que costuma se servida com qualquer bebida – desde sucos, coquetéis, caipirinhas até espumantes e vinhos tinto. Analise bem seu público antes de decidir o que servir.

Caipirinhas e drinks feitos na hora

É muito interessante ter um bar no evento – algumas empresas são especializadas nisso e levam todo o material e ingredientes.

Se você não puder contratar um barman, contrate um garçom extra só para preparar as bebidas – não esqueça de separar os utensílios necessários ao preparo, todos os ingredientes e também uma bancada ou mesa confortável para o garçom trabalhar. Esse garçom não terá tempo de servir, por isso não conte ele para isso.

Dicas gerais

  • Não se esqueça de que os funcionários do evento (ajudantes, copeiras, garçons, etc.) também precisam beber pelo menos água.
  • Não se esqueça do gelo filtrado para whisky, caipirinha e drinks
  • Coloque as bebidas para gelar no dia anterior se estiver utilizando geladeira ou freezer
  • Coloque as bebidas para gelar 3 horas antes se estiver usando gelo
  • Se houver necessidade de gelar a bebida com pressa coloque sal no gelo – mas cuidado, o gelo irá derreter mais rapidamente
  • Não se esqueça do saca-rolhas e ou abridor para garrafas

fote (Blog do Buffet Frios & Cia.)

Postado em: 6 de junho de 2017




voltar

Tendas, coberturas ou estrutura para eventos?